quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A Música de Street Fighter III

Olá amigos, devido a grande discussão sobre a qualidade sonora do nosso tão amado SF III (series), resolvi postar aqui, uma breve explicação para afirmar a minha tese de que:

A MÚSICA DE SF III DEIXA A DESEJAR


Para começar, todos nós sabemos o quanto SF 2 foi importante em nossas vidas. Muita gente porém, ao ler tal titulo, lembra apenas de seus velhos dias de infância jogando tal jogo. Relembrando como eram os personagens e os cenários... e acabam esquecendo algo muito importante: as músicas do jogo.

Tão importante quanto todo o resto, acredite, a música de SF2 é um dos fatores que mais ressalta a nostalgia que nos tanto assola.

A verdade é que a música em um jogo é o tempero secreto, um segredinho guardado a sete chaves, é aquilo que faz o prato ficar com um gostinho todo especial. E SF2 com certeza tem o Sazon mais caro misturado em seus ingredientes :P


Parte A - Entendendo os princípios básicos de uma música

Antes de começarmos as comparações, vamos aprender um pouco sobre música.

A musica é basicamente dividida em 3 estágios:

1- Ritmo
2- Melodia
2- Harmonia


A.1 - Ritmo

"O ritmo musical é um acontecimento sonoro, tenha ele altura definida ou não, que acontece numa certa regularidade temporal. É a ordenação dos sons de acordo com padrões musicais estabelecidos."

Em outras palavras, é a relação de sons com os intervalos de tempo. O "tun... tun... tá" de uma bateria é considerado ritmo.

Exemplo de Ritmo:



Se compararmos a uma construção. Podemos dizer que o Ritmo são as bases, o alicerce da casa. É aquilo que vai dar firmeza a todo resto.




A.2 - Melodia

Ah! A melodia... o que seria da música sem o seu principal!?

"Melodia é uma sucessão coerente de sons e silêncios que se desenvolvem em uma sequência linear com identidade própria.
É a voz principal que dá sentido a uma composição e encontra apoio musical na harmonia e no ritmo."

Em outras palavras, a melodia é expressão máxima do sentimento através da música. Na verdade é difícil definir uma coisa tão profunda... mas na linguagem mais simples possível, é o jeito que o cantor(ou instrumento) canta (ou toca) a Música, através é claro das notas musicais compostas e transcritas em uma partitura.

Exemplo de Melodia:



A.3 - Harmonia

"É também um conceito musical relacionado com a emissão simultânea de diferentes frequências. Ela trabalha com as sonoridades resultantes da sobreposição de diferentes notas."

Ou seja, é o que da ordem na bagaça... não adianta você ter guitarra, baixo, bateria e não casar os sons, distribuir tudo de qualquer jeito sem respeitar nada...
Assim sendo, a Harmonia é o que transforma todos os instrumentos em uma coisa só, a música :D

Exemplo:


Repare que após o solo, o violão começa a dar o ritmo. Logo em seguida os instrumentos de percussão reforçam esse ritmo, mais tarde a flauta se apresenta com sua melodia suave e bonita. Por fim, temos a harmonia, casando todos os instrumentos de forma coesa.


PARTE B - A MUSICA DE STREET FIGHTER II

Existe algo mágico nas músicas dos games da era "arcaica" dos games. A falta de recursos talvez forçasse ao máximo a criatividade dos músicos na hora de compor. E o resultado é simples e único: Musicas fortes, marcantes, cheias de personalidade!

Confira agora alguns temas:

Tema do Ryu:



Tema do M.Bison (ditador):


Tema do Sagat:


Vocês percebem onde está o segredo dessas musicas!?

Está justamente nas Melodias extremamente marcantes.
Tais músicas são simples, porem tão marcantes que acabam sendo uma extensão direta da personagem, revelando sua personalidade, seu carácter, seu espírito, suas ambições e suas ideologias!

Sem dúvida alguma Yoko Shimomura foi genial nesse ponto. E o trabalho dela será eternamente lembrada, pelo menos por mim XD



PARTE C - A MUSICA DE STREET FIGHTER III

Depois de todas essas explicações, fica fácil perceber o quão as musicas de SFIII são fracas e desprovidas de criatividade. Pra quem ainda tem duvidas, vamos a analise:

1 - Intro Song of SF3 Third:


Não tenho nada contra Hip Hop. Alias, adoro Hip Hop e sua variação mais conhecida aqui no Brasil (o rap). E essa musiquinha é animal!

Mas só me digam uma coisa:
O que diabos karatecas, mendigos, experiências genéticas e outras coisas bizarras tem a ver com RAP?
Não cola, apesar do jogo levar o nome -Rua-, SF tá muito longe de ser algo totalmente suburbano. Não se ve karatecas soltando bolas de energia nas ruas, muito menos homens borracha, ou visionários de 2 cores... e etc.

Combinaria MTO MAIS com um jogo do Final Fight por exemplo!

2 - Mesma música!?

Isso é o pior de tudo. Pq eu não sei o que deu na cabeça do compositor de SF3 para as musicas serem EXTREMAMENTE parecidas!

Duvida?!?!? Analise comigo:

Vamos começar pelo tema da Makoto:


A primeira vista...po legal né!? A melodia soh tem 6 notas(A melodia tema do Ryu no SFII por exemplo, tem aprox. 109 notas), ta mas tudo bem. A batida pelo menos é legalzinha. Vamos para o próximo som então...


Urien:


Alguem me pode dizer que porra é essa!?
Onde é que está o principio básico da musica, ou seja, a melodia!?
Tudo oque vejo é uma tentativa estranha de se fazer um techno, ou rock, ou sei la o que!!! E olha só, temos basicamente a MESMA batida da musica da Makoto! lol


Gill:


A musica começa de uma forma animal!!! Olha esse coro de vozes metalizado, show de bola!! Mas... espera ai... A MESMA BATIDA DAS OUTRAS MUSICAS? E, o que.. o que é isso!? Uma MELODIA DE 5 NOTAS?? Que diferença das 109 notas do tema do Ryu.... péssimo...

E o que dizer dessas 2:

Ibuki


Gouki:


Oh!!! E não é que as duas tem basicamente a mesma batida DE TODAS AS OUTRAS MUSICAS??
E .... pqp... as 2 musicas usam a mesma flauta! Chega a ser o cumulo! Elas até que são bonitinhas... mas são praticamente a mesma coisa!! Dê um "play" nas duas musicas ao msm tempo.... você verá a semelhança ainda mais nitida!!!


3 - Cade os temas!?

Além de tudo isso q ja vimos, perceba que os temas antigos foram sem vergonhamente esquecidos... ouça, por exemplo, a musica do Gouki ai de cima e depois ouça essa:



Preciso dizer qual é a melhor!?!? :D



Enfim
Onde estão as batidas unicas?
Onde estão as melodias marcantes?
Onde está o feeling que tornou as musicas de SF2 tão especiais!?

SF III simplesmente não tem isso, talvez nos temas de Q e dos Lee, esse ultimo alias plagio descarado de 007, mas só. O resto é um grande festival de mesmice

O engraçado é que em SFzero3 acontece a mesma coisa. Seria pq o time de musicos foi o mesmo nos 2 games? rsrsrs

Bom é isso ai, essa é minha opinião. Espero que em SFIV as músicas voltem a ser o que eram, simples porem, bonitas, suaves e acima de tudo, marcantes!


1 comentários:

八神 disse...

Bom é isso ai, essa é minha opinião. Espero que em SFIV as músicas voltem a ser o que eram, simples porem, bonitas, suaves e acima de tudo, marcantes!

Pode crer q voltaram sim,tah td mundo elogiando as músicas de SF IV ^^