segunda-feira, 29 de setembro de 2008

You Must Defeat Sheng Long to Stand a Chance!

Dedicado a aqueles que conhecem o nome Sheng Long.

---

Voltemos ao ano de 1991, especificamente no mês de março. O mundo é apresentado ao Fliperama de Street Fighter II.

Foi um grande marco na história dos jogos de luta. SFII revolucionou a jogabilidade "fighting game" da época, fazendo deste, o melhor jogo de luta já lançado até então. Foi um sucesso, Street Fighter ganhou o título de melhor jogo de luta de todos os tempos, eleito pelos jogadores de todo o mundo, fascinando as crianças que se identificavam com o personagem de sua pátria. São oito lutadores de vários lugares do mundo, que podem ser escolhidos, mais quatro personagens mestres.

Entretando, hoje o foco principal não é o jogo em sí, e sim, um fato paralelo in-game que gerou muita polêmica!


Capítulo 1 - A Origem da lenda

Os famosos fliperamas com o jogo Street Fighter II chegaram no Brasil por volta de 1992. A partir desse momento, brasileiros de todas as idades passavam horas esvasiando os bolsos nos bares, butecos e casas de jogos, na esperança de salvar o mundo das garras maléficas de M. Bison através de seu personagem favorito. Dentre eles, rostos eternamente gravados em nossa memória, como Dhalsim (o famoso Macumba), o Militar Guille, Chun li (e suas coxas :P), o mascarado Vega, nosso homem-fera Blanka e os onipotentes Ryu e Ken.

É exatamente aí que começa nossa história. Ao escolher o personagem Ryu e encher o oponente de “Adúguens”, “Hóriuquens” e “Tec-tec-tugens” até acabar com ele, aparecia em seguida a tradicional frase de vitória:


You must Defeat Sheng Long To Stand a Chance”. Para a maioria dos brasileiros, essa frase não significava nada. Obvio pois nós, simples pirralhos latinos, não entendíamos praticamente nada da língua inglesa. Mas a polêmica e o mistério se iniciaram quando os boatos gringros chegaram por aqui através das revistas de games e dos poucos entendedores de Inglês na nossa época.


A frase “You must defeat Sheng Long to stand a chance” ou em bom e claro português: “Você precisa derrotar Sheng Long para ter uma chance”, criou boatos e teorias no mundo inteiro. Quem era o tal Sheng Long? Um personagem? Alguma entidade? O nome do carro na fase bônus?


Os boatos e perguntas continuaram sem respostas. Até que uma revista americana chamada EGM divulgou uma matéria que deixariam muitos fãs simplesmente estarrecidos.



Capítulo 2 – Ascensão


Sheng Long, segundo a revista, seria o super-ultra-hyper-mega-master-top-secret personagem de Street Fighter II, além é claro, de ser nada mais nada menos que mestre de Ryu e Ken!! E a matéria não acabava por aí, para poder enfrentar o Deus da luta, a revista divulgava um faq impossível, onde seria preciso empatar vários rounds na luta final contra M. Bison sem que nenhum dos personagens sofresse dano. Sheng Long apareceria e detonava M. Bison, e caberia ao jogador, derrotá-lo.


Tal noticia percorreu o mundo através da imprensa e no Brasil não foi diferente. Bastava ir na banquinha de jornal da esquina, comprar qualquer revistinha barata de games e voa lá! O “guia” para enfrentar Sheng Long estava detalhadamente escrito e explicado.

Acontece que o povo tentou, mas tentou mesmo, enfrentar o tio Sheng. Era comum encontrar ratos de fliper na época, soando a camisa e sendo auxiliados por seus amigos, que traziam tubaína para matar a sede e guardanapos para enxugar as mãos suadas, tentando realizar o truque. Passavam ali, horas de angustia e desespero na esperança de conseguir a façanha de enfrentar o mestre dos magos mestres.

Sheng Long virou praticamente uma lenda urbana. Um conhecido seu aparecia e afirmava que um amigo, do amigo, do amigo havia conseguido realizar o truque, mas a verdade é que ninguém, de fato, havia enfrentado-o.


Capítulo 3 – A Desilusão

Quando todos no mundo já estava cansado de tentar, e cansados de ouvir que um amigo do amigo do amigo tinha conseguido. Finalmente a Capcom iria se pronunciar sobre o caso. Todos os fãs de Street então aguardaram ansiosamente para uma possível maneira mais fácil de enfrentar o chefão secreto! Entretanto, para o completo desespero dos jovens gamistas da época, tudo não havia passado de um tremendo mal entendido!


A frase “You must defeat Sheng Long to stand a chance” na verdade havia sido traduzida erradamente da versão japonesa para a americana!

Acontece que Sheng Long é uma grafia chinesa para a palavra Sho-Ryu (ou soco do dragão), revelando que o personagem apenas estava desafiando o adversário a deter o seu temível Drangon Punch ,ou Shouryuken.

Logo a frase mais plausível e correta seria “Você precisa derrotar meu Shouryuken para ter uma chance” ^^.


Mas e quanto as telas divulgadas nas revistas do mundo inteiro?! Pois é, estas não passavam de brincadeira de 1º de Abril, introduzidas pela bendita revista americana EGM . Inclusive eles mesmos divulgaram uma nota pedindo desculpas aos fãs, pelo esforço que eles tiveram para tentar enfrentar um personagem secreto que nunca existiu.



Capítulo 4 – Maktub?


Coincidência ou não, a Capcom criou pouco depois em Super Street Fighter II Turbo, o personagem Akuma (Gouki), oficialmente assassino e irmão mais novo do mestre de Ryu e Ken. Mas do contrario que muitos pensavam, a capcom não deu ao falecido mestre o nome de Sheng Long, mas sim de Gouken.



Capítulo 5 – Street Fighters Alphas (Entendendo o legado dos Ansatsuken)


No ano de 95/96, é lançado a série Street Fighter Alpha. Nela, é possível entender mais a fundo toda a trama de Akuma, Gouken e seus discípulos:

Resumidamente a estória é mais ou menos assim:

A muito tempo, numa galáxia terra muito longe daqui, existia um grande mestre de artes marciais. Seu nome era Goutetsu, e ele possuía 2 aprendizes, Akuma e Gouken.


Goutetsu ensinou suas habilidades para Gouken e Akuma. Embora Akuma tenha "abraçado" o estilo Ansatsuken a ponto de sucumbir ao chamado Satsui no Hadou (Lado negro da força do Chi) e terminando por matar Goutetsu, Gouken desenvolveu o seu próprio estilo, transformando técnicas como o Hadouken e o Shoryuken para que não se tornassem mortais. Gouken passou seus conhecimentos a Ryu e Ken antes de ser desafiado por Akuma e acabar morto em combate.

Na foto a seguir, o final de Akuma no SF Alpha: Akuma(colorido), Gouken na equerda, Bison na direita e Goutetsu em cima.




Segundo a cronologia, Gouken é morto durante as aventuras de Ryu e Ken pelo mundo, em Street Fighter 1. Logo depois vem a série alpha, onde Ryu passa os jogos atrás de Akuma para vingar a morte de seu querido mestre. E só depois disso, acontecem os eventos de Street Fighter II.


Mas um ponto importante na estória, é que de fato, Ryu nunca havia encontrado o corpo de seu mestre. Guardem esse fato, ele vai ter importância mais para frente ;]



Capítulo 6 – Street Fighter III e Gaveta


Em 1999 SFIII é lançado. Um jogo belo e sem dúvidas um dos melhores da franquia Street Fighter. Entretanto nenhuma alusão a toda história de Sheng Long/Gouken foi feita. E a lenda finalmente havia sido enterrada. Ninguém mais lembrava de Tio Sheng e ele poderia descansar sossegado em seu túmulo.


Pouco tempo depois, no Playstation 2, foi feita uma tentativa de passar Street Fighter para o 3D com o jogo Street Fighter EX 3. Mas o jogo ficou horrível e isso contribuiu para o triste engavetamento da franquia SF. Assim como Sheng Long/Gouken, Street Fighter parecia ter encontrado seu fim...



Capítulo 7 – A New Beginning?


Quase 10 anos haviam se passado. Gamers de toda parte morriam de saudades dos tempos de fliperama. Os jogos evoluíram, tínhamos agora os poderosos Tekken, Soul Calibur, Dead of Alive, Virutal Vighter e tantos outros, ótimos games sim!!! Porém sentíamos falta daqueles barulhinhos de “Aduguens” e das musiquinhas das fases do tão saudoso e quase Old-School Street Fighter.


Fãs não só do Brasil, mas do mundo inteiro, entupiam os fóruns da Capcom, implorando incansavelmente para que um novo Street Fighter fosse lançado. Mas nada, a Capcom parecia simplesmente ignorar os pedidos escaldantes dos fãs...


Mas foi quando todos estavam cansados, exaustos e praticamente desistindo de vez do sonho de jogar um novo Street, eis que em 2007 finalmente a Capcom divulgou isto:



OH MY FUCKING GOD!

Mal podiamos acreditar, Street Fighter IV finalmente estava chegando!!

Graficos, jogabilidade, personagens, tudo sendo divulgado sem problemas durante o começo do ano de 2008.


Até que, justamente no 1º de Abril desse ano, fãs de todo mundo se assustaram com essa imagem divulgada pela própria Capcom



“Mais uma brincadeira de 1º de Abril... Há, há, há, que engraçado ¬¬” <--- essa era praticamente a resposta de todos aqueles que viram a imagem.



Capítulo 8 – Não brinquem com coisas sérias, Capcom...


Pouco tempo depois, foi divulgado um trailer do jogo em formato Anime. Tudo muito bonito, Ryu caído no chão e Akuma falando coisas para tentar desencorajá-lo. Então Ryu lembra do passado, lembra de seu mestre Gouken e se anima de novo. Daí ele sai correndo, acerta alguns golpes em Akuma, e pra finalizar Ken aparece para ajudá-lo .


É exatamente aí que as coisas começam a ficar interessantes. ^^


Depois dessa luta, aparece o logo do jogo, como se o trailer tivesse acabando, mas na verdade, ainda falta algo muito especial. (fazendo suspense XD)

A cena foca uma bela paisagem. Uma pequena área de mata fechada, depois um lugar aberto com uma cachoeira. De repente se ouve um grito, seguido de um movimento muito rápido! Logo em seguida, a cachoeira inverte seu fluxo de água por alguns instantes! Não caro leitor, não estou me confundindo com a cena do Shiryu de dragão!! Estou falando realmente de Street Fighter! E não é só isso! Logo em seguida, você consegue ver a pessoa que fez isso acontecer.


Para quem quer ver com os próprios olhos, aqui está o vídeo ^^


Isso mesmo, Gouken foi o autor do golpe! E o mais importante de tudo, o clipe passava a nítida impressão que o bendito estava vivo!


Fãs de todo mundo despertavam novamente toda aquela velha história de Sheng Long. Será verdade?! Será que finalmente teremos o mestre de Ryu e Ken presente no jogo?!


A apreensividade estava a mil. E ela só aumentou, depois que os fãs tiraram a mancha preta daquele desenho divulgado no primeiro de abril... o resultado? Veja você mesmo!



Capítulo 9 – You Must Defeat Gouken To Stand a Chance


Boatos, boatos e mais boatos. Nada confirmado, Capcom calada... tudo nostalgicamente como a 10 anos atrás. Muitos fãs não levavam fé em nada disso, ao contrário de outros, que apostavam a vida na aparição do Mestre para o novo game.


No dia 24/set/2008 surgem mais pistas:

Fotos do possível Gouken em ação novamente divulgada por uma revista(só que japonesa dessa vez :P). “Só acredito vendo!”, muitos diziam.

Lógico e compreensível, afinal, quantos e quantos fãs não sofreram com isso no passado? Era preciso para estes, uma prova realmente concreta da existência de Gouken e não uma foto que podia ser facilmente montada. =/

Mas eis que, no dia 26/set/2008, fica marcado um fato histórico no mundo dos games. Dessa vez os boatos eram reais!!!

Nada de 1º de Abril!

Nada de fazer milhões de empates em partidas!

Nada de fotos montadas!

Era ele, Gouken!! O mestre de Ryu e Ken, estava oficialmente confirmado em Street Fighter IV!

Festa! Comemorações! Finalmente, depois de 10 longos anos, "Sheng Long" estava presente para delírio absoluto de toda a geração SFII!


Curiosamente com um visual bem diferente da arte divulgada no final do Akuma no SF Alpha.

A capcom foi esperta generosa com os fãs. Gouken ganhou aspectos notavelmente parecidos com aquela longínqua fotinho fake de Sheng Long, o que fez com que os mais emotivos se emocionassem e derramassem pequenas lágrimas nostálgicas de emoção. :P


Seja bem vindo, mestre Gouken! Com certeza a sua presença está sendo um verdadeiro sonho realizado para muitos fãs de toda a saga SF! Dês dos mais novos, até os jovens dos anos 80/90 que hoje beiram trintão. ^^



Video de gouken em ação:

Curiosidades:

*Gouken usa um kimono de Karate, entretanto curiosamente ele o veste como se foce uma roupa de Monge Shaolin (Com uma parte do ombro descoberta).

* O Gouken do SFIV é diferente do Gouken que apareceu no final do Akuma no SFAlpha. Ele ganhou traços visivelmente parecidos com aquela foto fake do Sheng Long de 1992.

*Diferente de Ryu e Ken que usam golpes de Karate Shotokan, Gouken parece utilizar golpes de Wushu.

*Para criar a música tema de Gouken, a Staf do jogo utilizou a mesma base da musica do seu irmão Akuma e acrescentou melodias novas. O resultado ficou ótimo! A música te remete ao tema do Akuma sem deixar de ser algo totalmente novo!


Biografia:

*Streetfighter Web site, *Hora’s House Media, *Wikipedia, *Vivencia própria ;D



6 comentários:

Black Sheep disse...

;]

八神 disse...

Mas ainda ñ disseram o nome americano dele,e eh quase certeza de q será Sheng Long msm XD

Black Sheep disse...

Seria massa!!

hahah

Unknown disse...

Cara parabéns pela metéria do "SHENG-GOUKEN". Já está favoritada e link encaminhado para mais velhos fãs como eu - que gastava 110% da minha mesada jogando SF2. Parabéns !!!!!

Danilo disse...

Parabéns pela matéria, ela esta ótima, tenho 27 anos e sou fã da serie SF, ler a sua materia foi uma ótima viagem pelo tempo, parabéns !!!!!!!!!!!!

Black Sheep disse...

Gustavo e Danilo, muito obrigado pelos comentarios ^^